top of page
2B0A7008_edited_edited.jpg
orienteering experience.png

O que é?

 

Nature Orienteering é o replicar de uma atividade de Orientação já experimentada no âmbito do Festival da Natureza na edição de 2023. A orientação é um desporto ao ar livre que exercita a mente e o corpo. O objetivo é navegar entre os pontos de controlo marcados num mapa de orientação. Para além disso, a Orientação reveste-se de contornos versáteis que vão desde a competição ao lazer, com a particularidade de ser considerado um desporto de família (no mais profundo sentido do termo). Note-se que, tratando-se dum desporto de estratégia, esta modalidade destaca-se pelo âmbito alargado de escalões de competição que vão desde os escalões de formação (Escolas; Infantis; Iniciados; Juvenis e Juniores) até aos escalões veteranos que podem chegar aos surpreendentes 90 anos, em ambos sexos.
Em termos internacionais, a Orientação tem uma significativa expressão no norte da Europa e Europa Central, com campeonatos disputados e com um número extremamente significativo de atletas que dão robustez à modalidade. 

Onde se realiza?

 

O local que nos apraz apresentar para este projeto é o impressionante bosque embrenhado em plena Laurissilva nas profundezas do sítio do Chão da Ribeira (Água do Vento) com condições ímpares à conceção de um mapa/percurso compatíveis com a nossa ideia aqui apresentada.

 

  • Chão da Ribeira (32°47'35.68"N / 17° 6'48.90"W)

Porque se realiza?

 

O Festival da Natureza é um certame com o qual a RETOIÇA se identifica plenamente, tendo já efetivado eventos nos anos de 2022 e 2023. Por outro lado, embora de modo discreto, a RETOIÇA já havia efetivado alguns eventos dentro do conceito EcoMusicalis em edições anteriores do Festival da Natureza, numa parceria estratégica com o Clube de Montanha do Funchal.
Nós acreditamos neste conceito de Festival com enfoque na Natureza, e nesse sentido temos imenso em colaborar ativa e criativamente neste evento com identidade muito genuína.

Não temos a mínima dúvida que o projeto aqui proposto enquadra-se perfeitamente no conceito do Festival e apresenta uma significativa margem de potencialização em futuras edições.

Quando se realiza?

 

O Orienteering Experience prevê-se realizar no dia 06 de Outubro de 2024 entre as 10:00h e as 13:00h.

Como se realiza?

 

O Orienteering Experience terá início às 10 horas com a saída efetiva de atletas habituados ou iniciantes a partir das 10:30h, sendo estes desafiados a percorrer os belíssimos recantos da Laurissilva profunda em busca das balizas orientadoras no menor tempo possível. Existem três percursos possíveis:

  • Percurso Elementar – Percurso apoiado em referências lineares óbvias para um praticante com pouca experiência. Dificuldade técnica e exigência física baixa, lúdico e com interesse paisagístico;

  • Percurso Moderado – Dificuldade técnica média e baixa exigência física;

  • Percurso Avançado - Dificuldade técnica média/alta e exigência física média/alta.

O que é necessário para experimentar?

1 - Fazer a inscrição prévia (individual ou equipa) através deste link OU no próprio dia da prova a partir das 09:00h (abertura de secretariado) no parque de merendas do Chão da Ribeira.

2 - Será lhe indicada uma hora de partida por parte da organização no local de secretariado no dia 06 de outubro de 2024 a partir das 9.30h. De seguida deverá se deslocar para o local de partida seguindo a sinalização colocada para o efeito.

 

3 - Na "arena de partida" será feita a chamada antecipada para a devida preparação de início de prova;

4- Estando já na última fase de chamada (Stage 0) deverá recolher o mapa correspondente ao percurso escolhido e mantê-lo sempre com a face virada para baixo. Só poderá virá-lo quando entrar efetivamente em prova;

5 - Estando em prova deverá olhar atentamente para o mapa e descobrir onde se encontra um triângulo (cor magenta) que indicará no mapa onde está e assim descobrir o(s) caminho(s) que o(a) levará até ao ponto 1 e assim sucessivamente. Nota para o facto de cada número de ponto (1, 2, 3, 4, 5...) é acompanhado de um outro número código de estação que ajuda a confirmar se está efetivamente no local correto!

6 - Chegado ao último ponto, normalmente com o código de estação n.º 100 e nas imediações da arena de chegadas, terá de se dirigir para a estação finisher, assinalada no mapa com dois círculos, e finalizar a prova;

7 - Finalizada a prova, deverá dirigir-se para a arena de chegadas onde deverá descarregar os tempos registados no seu chip num local próprio para o efeito, e aí ser-lhe-á entregue um comprovativo com o registo de tempo total de prova e ainda os tempos parciais entre cada estação.

8 - Se gostar da experiência e tiver interesse em repetir ume experiência de orientação. pode inscrever-se noutras provas existentes no calendário Regional de Orientação, regulada pela Associação de Orientação da Região Autónoma da Madeira sob a chancela da Federação Portuguesa de Orientação.

bottom of page