O que é?
O Encontro Regional de Pedestrianismo é um evento desportivo que tem como pretensão assumida a junção e respetiva confraternização dos mais diversos grupos / clubes /associações que percorrem de modo rotineiro as ancestrais vias de comunicação (entenda-se veredas, levadas e caminhos) da Região Autónoma da Madeira.
Onde se realiza?
O Encontro Regional de Pedestrianismo realiza-se exclusivamente em território pertencente ao município de São Vicente. Os quatro primeiros encontros realizaram-se no parque de merendas do Chão dos Louros - São Vicente. No entanto, a partir da quinta edição (2019), decidiu-se-se que o sítio de convergência dos diversos grupos seja rotativo - sempre dentro da área contígua ao município de São Vicente - em locais de interesse natural e paisagístico com condições de logística e segurança asseguradas. Como resultado dessa rotatividade, o V Encontro Regional de Pedestrianismo realizou-se no sítio dos Lamaceiros (Fajã do Penedo) - Freguesia de Boa Ventura. Para o ano de 2022, o local de convergência dos diversos grupos será novamente o sítio do Chão dos Louros (freguesia de São Vicente).
Porque se realiza?
A Região Autónoma da Madeira é tida, por si só, como um dos destinos turísticos mais procurado, essencialmente, para a prática do pedestrianismo, dada as suas condições ímpares derivadas de uma natureza singular e de um património edificado pelo seu povo "estóico e valente".
Desde a sua colonização, o povo madeirense foi habituado a encontrar soluções para contornar as dificuldades impostas pelo relevo irregular do seu território, nomeadamente, no que respeita à sua rede viária. A partir de então, em períodos temporais específicos, as veredas, levadas e caminhos ganharam um estatuto de imprescindíveis para uma vida quotidiana mais acessível (o quanto possível). Paralelamente a essa necessidade, foram edificadas autênticas obras de engenharia que merecem, na atualidade, o maior reconhecimento e admiração dos milhares de caminheiros que se fazem "ao caminho" diariamente um pouco por todo o território madeirense.
Sabendo da existência de grupos / clubes / associações locais que palmilham, com regularidade, a Madeira de lés a lés, este evento assume-se como um forte contributo para valorização, camaradagem e confraternização daqueles que, não estando muito longe da verdade, são tidos como autênticos guardiões daquilo que nos diferencia e nos identifica, o nosso património cultural.
Quando se realiza?
O Encontro Regional de Pedestrianismo realiza-se sempre no mês de Maio, em data a definir anualmente, sempre coincidente com um fim-de-semana.
Como se realiza?
No Encontro Regional de Pedestrianismo, os grupos / clubes /associações definem o seu trajeto livremente culminando sempre no local previamente estipulado para o encontro propriamente dito. Chegados ao referido local, há lugar a um grande convívio/confraternização entre os pedestrianistas presentes complementado com um almoço (macarronada).
Histórico
O primeiro Encontro Regional de Pedestrianismo realizou-se a 22 de Maio de 2015, fruto de um desejo do entusiasta e associado Retoiça, Rui Nelson, em juntar (o quanto possível) os grupos / clubes / associações que partilham o gosto pela atividade pedestre na ilha da Madeira. Do sonho à sua concretização foi um passo, tendo o Município de São Vicente garantido desde logo a sponsorização do evento sob a honrosa chancela da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Desde então até ao momento realizaram-se, ininterruptamente, quatro edições deste evento que, sendo tão precoce, já está firmado no panorama desportivo de bem-estar da Região.
Edição 2022
O VI Encontro Regional de Pedestrianismo realizar-se-á no Sítio do Chão dos Louros | São Vicente (Madeira) no dia 28 de Maio de 2022. Os Clubes / Associações / Grupos interessados, após leitura atenta do Regulamento para este evento, poderão efetuar as inscrições dos pedestrianistas no link abaixo indicado. Contudo, não serão aceites inscrições em nome individual. Todas as inscrições têm (obrigatoriamente) de estar associadas a uma Associação/Clube/Grupo parceiras do evento (ordem alfabética):
-
ADN Ponta do Sol;
-
Amigos da Empresa de Eletricidade;
-
Amigos da Natureza;
-
Amigos da Laurissilva;
-
Associação Caminho Real da Madeira;
-
Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra;
-
Associação Desportiva Galomar;
-
Associação Desportiva e Recreativa de Água de Pena;
-
Barrete de Orelhas;
-
Bordão;
-
Caminhadas Sónia & Companhia;
-
Caminhantes Ilhéu Mole;
-
Caminhantes Selvagens;
-
Caminheiros;
-
Caminheiros de São Jorge;
-
Caminheiros do Norte - Arco de São Jorge;
-
Caminheiros do Vale à Montanha;
-
Caminheiros Romaria de São Vicente;
-
Casa do Povo da Camacha;
-
Club Pés Livres;
-
Clube Aventura da Madeira;
-
Clube de Atletismo do Funchal;
-
Clube de Campismo da Madeira;
-
Clube Desportivo Escola de Santana;
-
Clube Desportivo Escola do Porto da Cruz;
-
Clube Escola do Estreito;
-
Clube Escola "O Liceu";
-
Clube Desportivo e Cultural do Porto Moniz;
-
Clube Futebol Andorinha - Santo António;
-
Clube de Montanha do Funchal;
-
Clube Naval de São Vicente;
-
Clube Naval do Seixal;
-
Freguesia de Boa Ventura;
-
Grupo de Campismo de Santo António;
-
Grupo Desportivo Corticeiras;
-
Grupo Desportivo do Estreito;
-
Laurissilva;
-
Ludens Clube Machico;
-
Madeira Lés a Lés;
-
Nómadas;
-
O Levadeiro;
-
Os Cambados;
-
RETOIÇA - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa;
-
RN - Registos & Natureza;
-
Rosário Pedestre;
-
Tainadas Madeira;
-
Trilhar Montanhas;
-
Tigres;
-
Valour;
-
Veredas de Cabras;
-
Veredas e Levadas.
Os pedestrianistas interessados deverão manifestar o seu interesse em participar no evento junto do responsável, indicado por cada Clube/Associação/Grupo, que recolherá os dados necessários e valor da inscrição e este, por sua vez, sendo detentor de uma password exclusiva do evento, irá realizar a respetiva inscrição.
No caso de haver interesse em integrar uma Associação/Clube/Grupo não constante da lista acima mencionada, terá de ser efetuada uma manifestação de interesse através do email associacaoretoica@gmail.com solicitando tal integração.
Nota: Para todos os efeitos, a Retoiça - Associação Cultural, Desportiva e Recreativa não se responsabiliza pela introdução descuidada ou incompleta de dados de pedestrianistas na plataforma de inscrições (https://www.retoica.com/inscricoes-pedestrianismo).